quinta-feira, 24 de março de 2011

vai pintar a casa? então leia...

Para quem está a fim de mudar o visual da casa pintando as paredes e está em dúvida, uma boa idéia é estudar as cores. Elas transmitem sensações. Analise que impressão você quer trazer para cada ambiente.

Cores quentes são consideradas excitantes.
Cores frias são consideradas calmantes.

Com certeza você já deve ter uma idéia desse tipo de contraste. Afinal cores quentes são aquelas que lembram fogo e frias lembram gelo. Acontece que cores quentes e cores frias nos influenciam muito e não apenas psicologicamente. Em um estudo, se colocou algumas pessoas em uma sala cujas paredes eram pintadas de cores quentes, enquanto outras pessoas ficaram em uma sala pintada com cores frias. A temperatura de ambas as salas foi reduzida gradualmente e de maneira igual. As pessoas que estavam na sala de cor fria, começaram a reclamar do frio muito antes daquelas que estavam na sala de cor quente. Isso provou que as cores quentes são estimulantes, ativam nosso metabolismo, enquanto as cores frias ao contrário, servem como sedativos.

Os tons considerados tons quentes possuem sua máxima força no laranja-vermelho, mas também, esse contraste é representado pelo amarelo, amarelo-laranja, laranja, vermelho e vermelho- violeta. Esses tons estão associados ao Sol, são opacos, estimulantes, densos, terrosos , próximos , pesado e secos.

Os tons considerados frios possuem sua máxima força no verde- azul, mas também, esse contraste é representado pelo amarelo-verde, verde, azul, azul-violeta e violeta. Esses tons estão associados à sombra, são transparentes, sedativos, raros, aéreos, distantes*, leves e molhados.

Leia também sobre a psicologia das cores na criação de marcas

Nenhum comentário:

Postar um comentário